O MEI é um regime simplificado e com muitos benefícios para quem quer empreender com menos burocracia. Mas mesmo com facilidades, é preciso atenção: alguns erros comuns podem colocar o seu CNPJ em risco.
O limite de faturamento anual do MEI é de R$ 81 mil. Informar valores errados na Declaração Anual pode gerar multa, cobrança de tributos extras e até exclusão do Simples Nacional. Manter um controle financeiro eficiente é essencial.
O MEI não precisa emitir nota para pessoas físicas, mas é obrigado a emitir nota fiscal ao vender ou prestar serviços para empresas (pessoas jurídicas). Ignorar essa regra pode trazer complicações fiscais.
Cada MEI só pode exercer atividades específicas, que devem estar registradas no CNPJ. Trabalhar fora desse escopo pode ser caracterizado como irregularidade, trazendo riscos para o negócio.
Evite dores de cabeça e mantenha tudo regularizado
Esses erros podem parecer simples, mas comprometem sua segurança jurídica e financeira como MEI. A melhor forma de evitar problemas é contar com orientação profissional.
💼 A ConTec Contabilidade está pronta para te ajudar com a gestão e regularização do seu negócio. Fale com a gente e garanta tranquilidade para focar no que realmente importa: fazer sua empresa crescer.